Site in English
Site in Spanish
Site in Portuguese






































































































































































ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting

Informações gerais

Local da Conferência

Esta página contém informações sobre o Brasil, São Paulo, Universidade de São Paulo e Instituto de Biociências.

BRASIL

O Brasil foi habitado por numerosas nações indígenas antes da chegada, em 1500, do explorador português Pedro Álvares Cabral, que reivindicou a área para o Império Português. O Brasil permaneceu um colônia portuguesa até o século XIX. A Independência foi conquistada em 1822, com a criação do Brasil Império. Durante o século XIX, o Brasil teve dois reis. O país se tornou uma república presidencialista em 1889, após um golpe de Estado militar. 

O Brasil é uma federação composta de 26 Estados, um Distrito Federal (que contém a capital, Brasília). Os estados e o distrito federal são agrupados em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As regiões brasileiras são meramente geográficas, sem divisão política ou administrativa, e não possuem uma forma específica de governo.

A palavra “Brasil” provêm de pau-brasil, uma árvore que já foi abundante ao longo da costa brasileira. O termo "brasil" significa "vermelho como a brasa", formado do latin “brasa”. Como o pau-brasil produz um pigmento vermelho escuro, foi muito valorizado pela indústria de tecidos europeia e foi o primeiro produto brasileiro comercialmente explorado. 

O Brasil é o maior país da América do Sul. Em área, o Brasil é o 5º maior país do mundo. Seu território é de 8.460.415 km². Para comparação: o território da Russia é de 16.377.742 km², da China 9.326.410 km², dos Estados Unidos 9.161.966 km² e do Canadá 9.093.507 km². O Brasil também contém a 5ª maior população do mundo (estimadas 204.000.000 de pessoas, em 2015). É o maior país do mundo de língua portuguesa.

O Brasil possui 13 das 50 maiores cidades das Américas: São Paulo (11.895.000 de pessoas), Rio de Janeiro (6.453.000), Salvador (2.903.000), Brasília (2.852.000), Fortaleza (2.572.000), Belo Horizonte (2.491.000), Manaus (2.020.000), Curitiba (1.864.000), Recife (1.608.000), Porto Alegre (1.472.000), Belém (1.432.000), Goiânia (1.412.000), Guarulhos (1.312.000); esses números não incluem a área metropolitana dessas cidades.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_cidades_mais_populosas_da_America

O Brasil possui um denso e complexo sistema de rios, um dos mais extensos do mundo, com oito grandes bacias que drenam suas águas para o Atlântico. Os maiores rios são o Amazonas (o segundo rio mais longo do mundo e o maior em volume d'água), o Paraná e o seu maior tributário, o Iguaçú (que inclui as Cataratas do Iguaçú), o Negro, o São Francisco, o Xingu, o Madeira e o Tapajós.

O grande território brasileiro compreende diferentes ecossistemas, dentre os quais a Floresta Amazônica, reconhecida como possuindo a maior diversidade biológica do mundo, assim como a Mata Atlântica e o Cerrado. No Sul, a Floresta de Araucárias cresce em clima temperado. A rica vida selvagem do Brasil reflete sua variedade de habitats naturais. Os cientistas estimam que o número total de espécies de plantas e animais no Brasil está em torno de quatro milhões, a maioria de invertebrados. 

Mamíferos maiores incluem carnívoros (pumas, onças, jaguatiricas e raposas) e herbívoros ou insetívoros (porcos, antas, tamanduás, bichos-preguiças e tatus). Os cervos são abundantes no sul e muitas espéceis de macacos do Novo Mundo são encontrados nas florestas tropicais do norte. A preocupação com o meio ambiente tem crescido em resposta ao interesse global por questões ambientais. A Bacia Amazônica brasileira abriga uma variedade extremamente diversificada de espécies de peixes, incluindo a piranha-vermelha.

A economia do Brasil está entre as 10 maiores do mundo, tanto nominalmente quanto pelo PIB, como em 2015. O país tem expandido sua presença nos mercados financeiro e de commodities internacionais e é um dos membros do grupo de países emergentes chamado BRIC (Brasil, Russia, Índia, China). O Brasil possui uma economia mista com recursos naturais abundantes. Dentre os maiores produtos de exportação estão aviões, equipamentos elétricos, automóveis, etanol, têxteis, calçados, minério de ferro, aço, café, suco de laranja, soja e carne enlatada. No total, o Brasil ocupa o 23º lugar no mundo em valor das exportações.

Informações adicionais sobre o Brasil:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

SÃO PAULO

A cidade de São Paulo é a capital do Estado de São Paulo. Ela foi fundada no início do século XVI – e alguns de seus primeiros edifícios foram preservados e podem ser visitados. A cidade de São Paulo cresceu com a chegada de grandes levas de imigrantes a partir do final do século XIX, seguidas por migrantes de outras partes do Brasil no início do século XX. Eles foram inicialmente atraídos pelas plantações de café e depois pela indústria e o setor de serviços. Dessa forma, a cidade cresceu e novas tradições se enraizaram. 

Hoje em dia, a população da cidade de São Paulo é de cerca de 11,9 milhões de habitantes (dados de 2014). Considerando toda a área metropolitana, que inclui 38 cidades ao redor da capital, a população é de quase 19 milhões de habitantes.

Fascinante, São Paulo é uma metrópole superlativa em tudo, até mesmo na diversidade. Além de ser um centro econômico e financeiro importante, a capital do Estado de São Paulo é um dos principais centros para o desenvolvimento de novas tendências, cultura e entretenimento no Brasil.

São Paulo apresenta um clima tropical de altitude, com uma média anual de temperatura de 19ºC (66ºF). Em julho, estação de inverno no Hemisfério Sul, as temperaturas tendem a variar entre 11°C e 23°C (52° a 73°F). Em São Paulo, durante essa época do ano, os dias são ensolarados e secos, com temperaturas que raramente caem abaixo de 15ºC – mas um onda de calor, com temperaturas próximas de 30ºC, podem ocorrer algumas vezes.

Julho é o mês das férias de inverno brasileiras, deixando um número substancial de quartos nos hotéis disponíveis para a conferência na universidade. Como há férias escolares ao longo de todo o mês de julho, o tráfego é muito melhor que em outros períodos. 

Voos de todo o mundo chegam ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (o código do aeroporto é GRU). São Paulo é uma cidade verdadeiramente cosmopolita, com uma enorme variedade de restaurantes, entretenimento, museus e outras facilidades encontradas nas principais cidades ao redor do mundo. Estudantes e professores serão atraídos pelo número de oportunidades para desfrutar São Paulo, incluindo um número significativo de eventos culturais gratuitos.

A cidade é um caldeirão de estilos e culturas, com mais de 70 nacionalidades – em bairros como “Mooca” e “Bexiga” (ambos de imigrantes italianos) e “Bairro da Liberdade” (que abriga a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão). Na Liberdade, não se pode deixar de experimentar o melhor sushi e sashimi no Brasil.

São Paulo é o maior centro de cultura e entretenimento da América do Sul: mais de 280 cinemas, 180 teatros, cerca de 90 centros culturais, 110 museus e numerosos clubes noturnos. Para não mencionar os shopping centers – são 79, além de dezenas de ruas comerciais especializadas. E a comida – mais de 12.500 restaurantes, com 52 tipos de cozinha de todo o mundo. Por razões como essas, vale a pena descobrir esta cidade global, repleta de conhecimentos, tendências, cores e cheiros.

 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais importantes instituições de enisno superior no Brasil e América do Sul.

A vocação internacional da Universidade de São Paulo (USP) decorre de sua própria fundação, em 1934, por meio da união de escolas já existentes e o papel relevante desempenhado pelos professores estrangeiros, especialmente franceses, italianos e alemães, que vieram para ensinar na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entre os cientistas famosos que ensinaram na USP nós encontramos, por exemplo, o geneticista Theodosius Dobzhansky. A divisão posterior dessa Faculdade resultou em um grande número de faculdades e institutos da universidade.

O campus principal da Universidade de São Paulo está localizado na cidade de São Paulo. Esse é o lugar onde a conferência ISHPSSB 2017 vai acontecer. A USP conta com vários campi, distribuídos nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Santos, Pirassununga, Bauru e Lorena, além de museus e centros de pesquisa localizados fora desses espaços e em diferentes municípios. 


A USP oferece 249 cursos de graduação, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa e oferecidos a mais de 58 mil alunos. O ensino de pós-graduação é composto de 239 programas (com 332 cursos de Mestrado e 309 cursos de doutorado), oferecidos a mais de 28 mil alunos.

A administração central da USP, várias unidades de ensino e pesquisa (incluindo o Instituto de Biociências), a Residência Estudantil e o Centro de Esportes estão todos localizados no campus da universidade Armando de Salles Oliveira, vizinho ao bairro chamado "Butantã", na região oeste da cidade de São Paulo. É nesse local que a conferência será realizada.

 
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, USP

O Instituto de Biociências (IB-USP) é um dos mais importantes centros de pesquisa biológica no país. Localizado no ponto mais agradável de todo o campus, os edifícios e instalações do Instituto de Biociências estão situados no meio de uma reserva florestal. As sessões simultâneas da conferência ocorrerão em quatro edifícios do Instituto, localizados muito perto uns dos outros.

O Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo é responsável pelo curso de graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, e de cinco programas de pós-graduação. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão comunitária. É composto por cinco departamentos: Genética e Biologia Evolutiva, Fisiologia, Botânica, Zoologia e Ecologia. Cada um desses departamentos tem seu próprio Programa de Pós-Graduação. O Instituto também possui uma reserva florestal e um Centro de Estudos do Genoma Humano. As suas instalações de pesquisa incluem um Laboratório de Microscopia Eletrônica, Laboratório de Abelhas, Herbário, Phytoterium e um Laboratório de Licenciatura, voltado para a formação de professores de Ciências e Biologia. A biblioteca tem uma coleção de livros raros e especiais, principalmente dos séculos XVIII e XIX.

O Instituto de Biociências da USP é um centro de pesquisa nacionalmente famoso. A organização do ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting no IB-USP vai atrair muitos pesquisadores brasileiros e sul-americanos de áreas afins para participarem do evento.


ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting   
International Society for the History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB)   
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)   
São Paulo, Brazil, 16 to 21 July, 2017   
Email: ISHPSSB.2017@gmail.com 
 


São Paulo, Brazil
16 to 21 July, 2017

Facebook  Twitter