Site in English
Site in Spanish
Site in Portuguese

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  


































































































ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting

Aproveite São Paulo

Compras

Polo econômico do país, São Paulo oferece a mais ampla gama de opções de consumo. Aqui estão algumas indicações de Shoppings Centers, Feiras de Antiguidade e gastronomia e ruas temáticas da cidade.

Não deixe de ler os cuidados de segurança no final desta página.

SHOPPINGS CENTERS

Como dizem os cariocas (nascidos na cidade do Rio de Janeiro), a praia do paulistano (nascidos na cidade de São Paulo) é o shopping! E São Paulo conta com mais de 50 shoppings com tamanhos e estilos variados. Em geral, apresentam diferentes estabelecimentos de venda de bens de consumo, representados especialmente por grifes de roupas e calçados nacionais e internacionais. Também possuem pontos de prestação de serviços e laser, com restaurantes, salas de cinema, teatro playground. 

Horários de funcionamento: Todos os shoppings centers de São Paulo funcionam nos seguintes horários:

Segunda a sábado: 10h00 - 22h00
Domingos e feriados: 14h00 - 20h00

Aqui estão algumas indicações de shoppings próximos à Universidade de São Paulo.

Shopping Eldorado

Shopping Eldorado

Endereço: Av. Rebouças, 3.970.

Como chegar: A Avenida Rebouças é um ponto de intenso fluxo de ônibus, e muitas linhas passam pela Avenida Eusébio Matoso, na lateral do shopping, onde há uma parada com passarela construída especialmente para facilitar o acesso ao centro de compras. Também é possível realizar o acesso pela linha 9 - esmeralda da CPTM. Nesse caso, é necessário saltar na estação Hebraica-Rebouças e o shopping estará a uma curta caminhada.

Shopping Villa Lobos

Shopping Villa Lobos

Endereço: Av. das Nações Unidas, 4.777.

Como chegar: Esse shopping está exatamente em frente à Universidade de São Paulo, do outro lado do Rio Pinheiros, entre as estações Villa Lobos - Jaguaré e Cidade Universitária da linha 9 - esmeralda da CPTM. O acesso, no entanto, é facilitado apenas por carro, o que torna necessário que se acione um táxi.

Shopping Iguatemi

Shopping Iguatemi

Endereço: Av. Brigaderio Faria Lima, 2.232.

Como chegar: A Avenida Brigadeiro Faria Lima é outra avenida que prevê o fluxo intenso de ônibus e conta com diversas linhas que passam em frente ao shopping. Quem for de metrô pode descer na estação Faria Lima da linha 4 - amarela, de onde pode pegar um ônibus ou caminhar cerca de 15 minutos até o shopping.

Atenção: cuidado para não confundir esse shopping com o Shopping JK Iguatemi: esse é um mais distante da Universidade.

FEIRA DE ANTIGUIDADE DO MASP

feira Antiguidades

No vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), ocorre tradicional feira de antiguidades, onde são comercializados pratarias, louças, livros, moedas, joais e artes em geral. A feira ocorre todos os domingos, de 10h a 17h.

Endereço: Av. Paulista, 1.578.

Como chegar: utilize a linha verde do metrô, estação Trianon-Masp.

FEIRA DE ANTIGUIDADES DA BENEDITO CALIXTO

feira Benedito Calixto

Na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, funciona feira de antiguidades, onde são comercializados desde obras de arte a brinquedos antigos, roupas seminovas, discos de vinil, louças, móveis, objetos de decoração. No entorno da feira, há várias opções de restaurantes e comidas de rua, além de comércio em geral e especializado, como o de instrumentos musicais da rua Teodoro Sampaio. A feira ocorre todos os sábados, de 9h a 19h.

Endereço: Praça Benedito Calixto, s/n, Pinheiros.

Como chegar: utilize a linha verde do metrô, estação Clínicas e desça a rua Teodoro Sampaio até a altura da praça Benedito Calixto (1,2 Km).

LIVRARIAS

Livrarias diversas podem ser encontradas em qualquer shopping, mas se sua intenção for aproveitar a malha de linhas de metrô, trem e ônibus de São Paulo para explorar a cidade, vale a pena aproveitar para visitar a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, 2.073.

Livraria Cultura

A Livraria é a maior da cidade e possivelmente com a maior oferta de livros em inglês. Localizada dentro de centro comercial denominado Conjunto Nacional, espalha-se em três lojas: uma temática com livros sobre artes; uma temática com histórias em quadrinhos, jogos e livros geek; e a maior loja, com três andares e diversas repartições, além de um espaço de cafeteria.

O Conjunto Nacional conta com restaurantes, outras lojas e um teatro, além da livraria, já podendo caracterizar um passeio completo, mas, aqueles que quiserem emendar com mais compras, podem se dirigir ao Shopping Center 3, do outro lado da rua, ou ainda andar pelas galerias da Avenida Paulista.

RUAS TEMÁTICAS

Não bastasse a quantidade de shoppings, São Paulo conta com ruas de comércio especializado, onde é possível se comparar preços e marcas de produtos de um mesmo tipo. Aqui estão alguns desses endereços de acordo com o tipo de produto:

Antiquários - Rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros, e Praça Dom Orione, na Bela Vista.

Artigos em couro - Rua do Arouche, República

Chapéus, bonés e afins - Rua Quintino Bocaiúva, na Sé, e Rua do Seminário, na República

Discos raros - Rua 24 de Maio e Rua 7 de Maio, ambas na República

Grifes internacionais - Rua Oscar Freire, Jardim Paulista

Vestiário - Rua José Paulino, Luz

Centro comercial de rua - Rua 25 de março, centro

Instrumentos musicais - Rua General Osório e Rua do Seminário, na República; e Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros

Produtos do Norte e Nordeste do Brasil - Rua Paulo Afonso, Brás

Produtos Orientais e Feira da Liberdade- Rua Galvão Bueno e Rua Cidade de Osaka, na Liberdade. Nos sábados e domingos, na Praça da Liberdade, acontece a Feira da Liberdade, com produtos orientais e culinária típica oriental. 

SEGURANÇA

Os shoppings centers são bastante seguros, por contarem com serviços próprios de segurança. 

Nas feiras e ruas temáticas da cidade, no entanto, caracterizadas por movimento intenso de pessoas, é necesário redobrar a atenção. Lembre-se das dicas de segurança que devem ser seguidas em qualquer grande cidade.

Caso esteja transportando equipamentos fotográficos ou computadores, mantenha-os dentro de bolsas que não chamem a atenção. Mochilas e bolsas devem ser mantidas sempre em frente ao corpo. Em qualquer horário, fique atento aos seus pertences, especialmente carteira e celulares, que não devem ser colocados em bolso traseiro.

DICAS da Polícia Militar para lidar com assaltantes: 

1. Em caso de ser assaltado, não reaja. Acredite sempre que a arma do assaltante é verdadeira e está carregada. Evite fazer gestos bruscos que possam ser confundidos com reação de sua parte. 

2. Procure dialogar o mais cordialmente possível com o assaltante, para acalmar os ânimos. Em geral, estarão mais nervosos que as vítimas.

3. Se não houver reação, a possibilidade de violência contra as vítimas é pequena. Assim, não se desespere.

4. Assim que o assaltante deixar o local, avise a Polícia Militar, disque 190, o mais rápido possível, transmitindo o ocorrido e as características do assaltante.


ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting   
International Society for the History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB)   
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)   
São Paulo, Brazil, 16 to 21 July, 2017   
Email: ISHPSSB.2017@gmail.com 
 
   

São Paulo, Brazil
16 to 21 July, 2017

Facebook  Twitter