Site in English
Site in Spanish
Site in Portuguese

  

  

  

  

  

  

  

  

    

  

  

  






























































































ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting

Aproveite São Paulo

Parques

Além de sua característica evidente de megalópole, repleta de centros de compras, restaurantes e edifícios, São Paulos conta com mais de 100 parques municipais e estaduais cujos estilos variam bastante, contando com unidades de conservação, ambientes planejados segundo diferentes tendências de paisagismo, antigas fazendas e monumentos históricos. Aqui estão aguns exemplos:

Parque Ibirapuera

Localizado entre o bairros de Jardins, Moema, Paraíso e Vila Mariana, o parque ocupa uma área de mais de um milhão e meio de metros quadrados. O parque tem sua arquitetura e paisagismo planejados por arquitedos de renome - entre eles, Oscar Niemeyer. A infraestrutura para o público conta com pistas de caminhada e ciclismo, pista para patinação e skate, quadras poliesportiva, bicicletário para aluguel de bicicletas, imensos gramados para recreação, museus e um lago com fonte projetada para espetáculos de luzes.

Endereço: Um endereço de referência é Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (Portão 10) – Vila Mariana, mas o parque conta com 10 portões espalhados ao seu redor, de modo a facilitar o acesso por diferentes ruas. Em todos os casos, é possível acessar o parque de ônibus.

Funcionamento: 07h00 - 22h00 / até as 24h00 aos sábados.

Parque Alfredo Volpi

 

Esse é um parque que busca passar às pessoas a sensação de imersão na Mata Atlântica: com excesão de sua porção de entrada e algumas poucas áreas com mesas e bancos de madeira, o parque é basicamente composto por uma vegetação densa e trilhas, o que permite aos visitantes um contato mais próximo com a natureza. Nesse parque, é possível se avistar com facilidade muitos saguis, mas aqueles que têm olhos mais afiados e paciência podem se divertir buscando exemplares das cerca de 70 espécies de aves que habitam o parque, entre elas o tucano-de-bico-verde e o gavião-de-cabeça-cinza.

Endereço: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 - Morumbi.

Funcionamento: 06h00 - 18h00

Parque Villa Lobos

Um dos grandes destaques desse parque é sua adequação a pessoas cadeirantes ou com dificuldades de locomoção: os caminhos pelo parque foram praticamente nivelados e alguns brinquedos de madeira foram construídos de maneira a comportar cadeiras de rodas. Dentro do parque, há um orquidário, uma biblioteca e uma passarela que chega a 3,5 m de altura e permite que o visitante fique próximo às copas das árvores.

O parque fica próximo ao campus da Universidade de São Paulo, mas do outro lado da marginal Pinheiros. O acesso deve ser feito de táxi.

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros

Funcionamento: 05h30-19h00

Parque Zoológico de São Paulo

O Parque Zoológico de São Paulo é o maior jardim zoológico do Brasil e exibe mais de 3.200 animais. Além da exposição zoológica, todo o lugar está localizado em uma reserva de mata atlântica, onde nasce o Rio Ipiranga. A paisagem natural, à qual se incorpora uma infraestrutura com 3 lanchonetes, lojinha de lembranças, fraldário e banheiros públicos, torna o local propício para um passeio bastante agradável.

Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 4241 - Água Funda

Funcionamento: diariamente, das 07h00 às 17h00

Jardim Botânico de São Paulo

Localizado próximo ao Parque Zoológico, o Jardim Botânico também se caracteriza como uma reserva de Mata Atlântica. O Jardim abriga duas estufas: uma com plantas típias do bioma local e outra com esposições temporárias; há também uma biblioteca com cerca de 6.400 livros, incluindo muitos volumes do século passado; e há o Museu Botânico, com exposições de elementos extraídos de plantas.

Mais uma característica que se torna um destaque desse parque é o Jardim de Lineu, criado com inspiração no Jardim Botânico de Uppsala, da Suécia, onde o naturalista trabalhou.

Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031 - Água Funda

Funcionamento: de Terça a Domingo e feriados: das 9hs às 17hs

Saúde e Segurança

 

Lembre-se que os parques são ambientes em que há uma maior concetração de umidade, e que a Mata Atlântica é o bioma natural de muitos insetos e aracnídeos. Pessoas que têm pré-disposição alérgica devem buscar usar repelentes e roupas de manga longa, além de buscarem ter à mão alguma pomada antialérgica para o caso de picadas.

Em caso de acidentes, pode-se acionar a equipe de segurança e admnistração que trabalha nos parques e costuma se manter circulando na área; essa equipe estará preparada para atendê-lo(a). Caso seja necessário uma remoção para um hospital, ligue para 192, para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os parques também são áreas que concentram muitas pessoas e, portanto, recomenda-se que se mantenha uma atenção extra aos pertences pessoais. Ser discreto e não ficar com telefones e carteiras à vista é uma prática recomendável. Lembre-se das dicas de segurança que devem ser seguidas em qualquer grande cidade.

Caso esteja transportando equipamentos fotográficos ou computadores, mantenha-os dentro de bolsas que não chamem a atenção. Mochilas e bolsas devem ser mantidas sempre em frente ao corpo. Em qualquer horário, fique atento aos seus pertences, especialmente carteira e celulares, que não devem ser colocados em bolso traseiro.

DICAS da Polícia Militar para lidar com assaltantes: 

1. Em caso de ser assaltado, não reaja. Acredite sempre que a arma do assaltante é verdadeira e está carregada. Evite fazer gestos bruscos que possam ser confundidos com reação de sua parte. 

2. Procure dialogar o mais cordialmente possível com o assaltante, para acalmar os ânimos. Em geral, estarão mais nervosos que as vítimas.

3. Se não houver reação, a possibilidade de violência contra as vítimas é pequena. Assim, não se desespere.

4. Assim que o assaltante deixar o local, avise a Polícia Militar, disque 190, o mais rápido possível, transmitindo o ocorrido e as características do assaltante.


ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting   
International Society for the History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB)   
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)   
São Paulo, Brazil, 16 to 21 July, 2017   
Email: ISHPSSB.2017@gmail.com 
 


São Paulo, Brazil
16 to 21 July, 2017

Facebook  Twitter