Site in English
Site in Spanish
Site in Portuguese



































































































ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting

Sua apresentação

Dicas para apresentação de pôster

As pessoas que apresentarão pôsteres devem preparar cuidadosamente e imprimir o seu trabalho antes de chegar à conferência. O tamanho padrão dos pôsteres é A0, isto é, 118,9 cm de altura x 84,1 cm de largura, ou 46,8 polegadas de altura x 33,1 polegadas de largura. Pôsteres maiores não são aceitáveis. Ligeiramente menores (até 110 cm de altura x 80 cm de largura) podem ser aceitos.

Note que os pôsteres serão apresentados na orientação retrato e não na orientação paisagem.

Você deve trazer e afixar o seu pôster no horário agendado. Os pôsteres da conferência serão fixados a painéis, usando fita adesiva dupla face fornecida pela organização local. Seu pôster pode ser impresso em papel resistente fosco ou brilhante, vinil ou tecido resistente. Pôsteres pesados podem ser difíceis de prender. Não adicione qualquer madeira ou plástico rígido em seu pôster, por favor.

Um bom pôster não pode ser preparado no dia anterior de sua apresentação. Reserve tempo suficiente para preparar e produzir seu pôster. Você vai precisar planejar o seu conteúdo, criar o layout, escrever e editar, organizar a produção e impressão. Você deve também estar preparado para explicar e discutir o seu trabalho na conferência.

Os pôsteres são uma forma eficaz de se comunicar de forma concisa, visual e atraente, e pode ser um veículo poderoso de obter informações. Pôsteres acadêmicos devem resumir a investigação de forma concisa e atraente para ajudar a divulgá-la e gerar discussão.

Os pôsteres podem atingir uma grande audiência, pois eles podem ser exibidos por várias horas ou dias, durante a conferência. Um pôster eficaz pode causar um impacto forte, por isso, vale à pena desenvolver suas habilidades de planejamento de pôster.

Procure responder estas três questões:

1. Qual é o achado mais importante / interessante / surpreendente do meu projeto de pesquisa?

2. Como eu posso compartilhar visualmente a minha pesquisa com os participantes da conferência? Eu devo usar tabelas, gráficos, fotos, imagens?

3. Que tipo de informação eu posso transmitir durante a minha fala que complementará o meu pôster?

Como um pôster deve comunicar de forma concisa, você precisará gastar algum tempo para identificar seus pontos-chave. Decida o que você precisa comunicar e como. Qual é a sua principal mensagem? O que o seu espectador precisa saber? Identifique os pontos-chave, mantendo sempre o seu tópico ou tarefa em mente. Assim que tiver decidido sobre o conteúdo principal, faça um rascunho das informações que você precisa.

Como em outros tipos de escrita acadêmica, um pôster acadêmico deve ser bem organizado, com títulos e subtítulos claros. Depois de identificar o seu conteúdo principal e estrutura, você precisa identificar os gráficos e formatação que irá comunicar melhor a sua mensagem. Como organizar o seu conteúdo visualmente? Como você pode usar a cor e o tipo de letra para aumentar o impacto visual?

Um pôster deve ser legível a partir de cerca de dois metros de distância e atrair interesse a partir de cerca de cinco metros. Para ser legível à distância, o título principal deve estar em torno de 70-100 pts, os subtítulos em torno de 40 pts, o corpo do texto em torno de 24 pts. Formate os títulos e subtítulos de forma consistente. Isso ajuda a estruturar visualmente suas informações.

Utilizando o recurso de contagem de palavras, planeje um pôster com cerca de 300 a 800 palavras. 300 palavras deixam bastante espaço para gráficos, enquanto 800 palavras correspondem a um pôster de texto pesado. Para maior clareza, use uma fonte sans-serif, como Arial ou Helvetica. Certifique-se de que haja um bom contraste entre o texto e o fundo.

Como você estará reportando uma parte de sua pesquisa, a estrutura será semelhante a de um artigo de pesquisa. Como detalhadamente descrito por Colin Purrington, um pôster de conferência "é uma grande folha de papel com um título curto e interessante, uma introdução para a sua questão problema central, uma visão geral da sua nova abordagem, os seus resultados surpreendentes", possivelmente mostrados em forma gráfica, "alguma discussão perspicaz dos resultados mencionados, uma lista de artigos anteriormente publicados que são importantes para a sua investigação e um breve agradecimento pelo enorme auxílio e apoio financeiro obtidos de outras pessoas" (Purrington, C.B. Designing conference posters. Retrieved 27 March 2016, from  http://colinpurrington.com/tips/poster-design)

Não há regras rígidas, mas em geral são usados os seguintes elementos:

 

Título do seu trabalho: Deve transmitir brevemente o assunto de interesse, atraindo os passantes.

Nome(s) do(a)(s) autor(a)(s): status (estudante, pesquisador, professor...), instituição(s)

Contato: e-mail(s) do(a)(s) autor(a)(s).

Resumo: Como salientado por Colin Purrington, "Não coloque um Resumo em um pôster. O pôster é um resumo de sua pesquisa".

Introdução: Ganhe o espectador interessado no seu tema, hipótese "ou questão, usando o mínimo possível de informação e definições". "Ao contrário de um manuscrito, a introdução de um pôster é um lugar maravilhoso para colocar uma fotografia ou ilustração que comunica algum aspecto de sua pergunta de pesquisa" (Purrington, C.B. "Designing conference posters". Retrieved 27 March 2016, from  http://colinpurrington.com/tips/poster-design).

Materiais, métodos, abordagem: Descreva brevemente o que você fez para abordar as questões apresentadas na sua introdução. Você pode incluir imagens relevantes aqui.

Resultados: Esta é, em geral, a maior seção do pôster (exceto se você não tiver nenhum resultado). Abstenha-se, contudo, de escrever um longo ensaio.

Discussão, conclusão: Declare sua resposta às questões iniciais, ou se a sua hipótese foi confirmada ou não. Destaque a relevância de seus achados. Não repita o que você já tenha escrito.

Referências: Referências bibliográficas principais usadas na sua pesquisa (apenas algumas).

Agradecimentos: Pessoas e instituições que auxiliaram você no desenvolvimento de sua pesquisa.  

Tente fornecer apontamentos claros para os leitores e um fluxo visual lógico. Agrupe informações relacionadas. Use numeração ou setas se o conteúdo deve ser lido em uma ordem específica. Evite tanto a simplificação excessiva (informações úteis de menos) quanto complicar demais (informações em excesso).

O pôster é, em geral, um misto de um breve texto combinado a tabelas, gráficos, imagens e outros formatos de apresentação. As imagens podem ser muito importantes para a comunicação visual. Você deve estar ciente de que a aparência das imagens pode tornar-se muito pobre, quando ampliadas para o tamanho de impressão de cartazes. Você deve selecionar imagens grandes. Se o tamanho impresso for de cerca de 25 cm (ou 10 polegadas), elas devem ter pelo menos 1.500 pixels. Imagens, tabelas, gráficos e outros recursos visuais devem ter legendas curtas. 

Na hora programada da apresentação de pôsteres, você será convidado a ficar ao lado de seu pôster, dizer algumas palavras e responder questões. Isso permite que as pessoas possam discutir o conteúdo em um ambiente mais informal do que durante uma apresentação oral, que pode ter um público muito grande. Também possibilita discussões individuais mais detalhadas com as pessoas que estão interessadas em seu pôster. É uma boa idéia preparar folhetos para as pessoas levarem consigo. Você também pode preparar uma versão completa escrita do seu trabalho e enviar para upload no site da conferência, de modo que as pessoas interessadas em seu trabalho possam lê-lo.


ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting   
International Society for the History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB)   
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)   
São Paulo, Brazil, 16 to 21 July, 2017   
Email: ISHPSSB.2017@gmail.com 
 


São Paulo, Brazil
16 to 21 July, 2017

Facebook  Twitter