Site in English
Site in Spanish
Site in Portuguese
























ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting

Programa do evento

Cerimônia de abertura, coquetel

e um domingo de atividades culturais

no Instituto Butantan

O ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting terá início no domingo, dia 16 de julho. 

No primeiro dia, a inscrição, as boas-vindas do Presidente da ISHPSSB (Michel Morange) e o coquetel de abertura, além de várias atividades culturais, acontecerão no Instituto Butantan, vizinho ao campus da Universidade de São Paulo.

A inscrição dos participantes e visitantes será iniciada às 13h. No ato da inscrição, os participantes receberão o kit do encontro, contendo crachá, programa impresso, bloco de anotações, caneta, sacola e caneca.

Programe-se para chegar às 13h, para aproveitar o domingo no parque do Instituto Butantan e as atividades preparadas para os participantes do ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting.

Edificações do parque

Com um folder contendo descrição histórico-arquitetônica das edificações, você poderá fazer um agradável passeio pelas alamedas arborizadas, visitando os museus e exposições do Instituto Butantan.

Música ao vivo

Das 15h às 16h, poderá descansar ao som de música brasileira ao vivo (bossa nova, chorinho, samba), apresentada pela Roda de Samba dos Amigos, RSA.

Sambas, muitos sambas, interpretados por amigos que celebram a música, a amizade e o amor.

Talvez a frase acima seja a que melhor sintetize o espírito e a energia dessa roda de samba que começou no quintal da casa de um dos integrantes, em 2009, e hoje se apresenta com frequência em São Paulo.

A Roda de Samba dos Amigos tem um repertório rico e diverso, que passa por obras consagradas de Nélson Cavaquinho, Cartola, Elton Medeiros, Dona Ivone Lara, Germano Matias, Paulinho da Viola, Bide, Marçal, Batatinha, Eduardo Gudin, Chico Buarque, Candeia, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Geraldo Filme, Paulo César Pinheiro, Roberto Ribeiro, Baden Powell, João Nogueira, além de alguns artistas pouco conhecidos e contemporâneos.

Sua formação instrumental é vasta: violão, cavaquinho, bandolim, clarinete, flauta transversal, pandeiro, surdo, repique de anel, conga, cuíca, tamborim e outros miúdos; o que permite um passeio sonoro por variações do samba.

A roda executa também alguns clássicos do choro, da bossa nova  e sambas autorais.
Uma característica marcante da RSA é que o samba não para, sejam em apresentações de 2 ou 6 horas. Os encontros são marcados pela descontração, alegria e participação do público numa grande celebração. Uma grande festa, sem, no entanto, perder o cuidado e o rigor que exige o samba bem tocado.

Dentro de suas apresentações, o grupo têm realizado homenagens aos mestres do samba (como: Cartola, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, João Nogueira, Nélson Cavaquinho...), tocando aproximadamente 90 minutos contínuos de sambas do homenageado. Além da homenagem, na mesma noite tocam outras 4 horas de sambas. 

A RSA é formada por Matheus Bozó, Laerte Fernandes, Dani Turcheto, Gustavo Eiji, Cassio Portuga, Santiago Steiner, Lucila De Paz Ferrini, Rodrigo de Jesus e Newton Neves.

Abaixo, alguns links que registram momentos importantes da RSA:

- Sambas variados: https://www.youtube.com/watch?v=PI9-bmkfmhE
- Homenagem a Paulinho da Viola: https://www.youtube.com/watch?v=mOOWunAW-lo
- Homenagem a Chico Buarque: https://www.youtube.com/watch?v=BmNDlizp1sI

https://www.facebook.com/rodadesambadosamigos/

Cerimônia de boas-vindas

 Todos os participantes e visitantes registrados estarão convidados para a cerimônia de boas-vindas (às 17h). 

Cinema

A cerimônia será seguida de uma seção de cinema ao ar livre, de 40 minutos, para você conhecer documentários dos anos 1920 a 1940 sobre o Butantan e a flora e fauna brasileira. A mostra "Ciência em Movimento", com curadoria de Adilson Mendes, apresentará os filmes:

- Serpentes do Brasil, de Alexandre Wulfes, 1941, 6’
Alguns exemplos característicos de serpentes das terras tropicais brasileiras, como a pequena cobra-cipó e a imensa sucuri. No Instituto Butantan, em São Paulo, uma grande diversidade de espécies é utilizada para estudo e retirada do soro antiofídico.

- O puraquê, de Humberto Mauro, 1939, 12’
Sumário das pesquisas do doutor Carlos Chagas sobre as propriedades elétricas do puraquê, o peixe-elétrico.

- Instituto Butantan, realizado pela Rossi Film (Brasil, 1920circa, 13’)
As fases de preparação de soro antiofídico no Instituto Butantan. Esse processo, descrito no princípio do século XX, ainda hoje se desenvolve na instituição.

- Vitória régia, de Humberto Mauro (Brasil, 1937, 6’)
Recanto amazônico recomposto no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que mostra o hábitat natural da vitória-régia. Destaque para os recursos inovadores de câmera acelerada e eclosão de uma flor.

alameda  tela

Próximo às tendas montadas para a abertura do congresso, haverá pontos de venda de alimentos e bebidas com opções variadas no cardápio.

O domingo no parque ainda reserva o tradicional coquetel de abertura do ISHPSSB (das 18h40 às 20h30). O coquetel incluirá uma grande variedade de petiscos (com opções veganas e vegetarianas), bebidas alcoólicas, refrigerantes, etc.
 

Schedule


ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting   
International Society for the History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB)   
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)   
São Paulo, Brazil, 16 to 21 July, 2017   
Email: ISHPSSB.2017@gmail.com 
 


São Paulo, Brazil
16 to 21 July, 2017

Facebook  Twitter