Site in English
Site in Spanish
Site in Portuguese

 

 

 

 

 

 

 





























ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting

Durante a conferência

Restaurantes e lanchonetes

Refeições no IB
As sessões do ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting irão se concentrar no Instituto de Biociências - USP, onde haverá serviço de almoço. A proximidade garantirá que se possa fazer uma refeiçao tranquila, sem correr riscos de atrasar-se para as sessões da tarde.
A localização, horário, preços e sistema de atendimento serão descritos aqui futuramente.

Outras opções de serviços e preços de refeições dentro do campus da USP são indicadas no mapa abaixo. Nesses casos, contudo, deve-se levar em conta que o deslocamento, a pé ou com ônibus circular, pode reduzir bastante o tempo de sua refeição.
Mais proximamente à conferência, serão indicados os preços cobrados nos estabelecimentos relacionados. As melhores opções são descritas a seguir.

Restaurante Clube dos Professores
Localizado a 650 m de distância do IB (8 minutos a pé, percorrendo a Rua do Matão em descida, na ida e 10 minutos na subida da volta). Possui um restaurante com serviço de buffet de preço fixo por pessoa, incluindo sobremesa e café, com bebidas cobradas a parte. Vale especialmente pela localização, em meio à remanescente mata que circunda o IB. 

Restaurante Sweden
Localizado a 1.5 km de distância do IB (20 minutos a pé ou 29 minutos de ônibus circular + tempo de espera do ônibus). É considerado o melhor restaurante do campus, oferece refeição por quilo no térreo e buffet por pessoa no primeiro andar, no valor de R$ 50,00 por pessoa, incluindo refrescos, sobremesas e café. Refrigerantes são cobrados a parte.

Restaurante da Biblioteca Brasiliana Mindlin
Localizado a 1.4 km de distância do IB (16 minutos a pé ou 22 minutos de ônibus circular + tempo de espera do ônibus). Serve 3 ou 4 opções de pratos prontos em um espaço agradável de uma das mais recentes edificações da USP, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Vale pela oportunidade de conhecer essa biblioteca criada em 2005 para abrigar a coleção brasiliana doada à USP pelo bibliófilo José Mindlin. O acervo é constituído por 32,2 mil títulos que correspondem a cerca de 60 mil volumes de materiais sobre o Brasil ou que, tendo sido escritos e/ou publicado por brasileiros, sejam importantes para a compreensão da cultura e história do país.

Atenção:

- Os restaurantes e lanchonetes simbolizados em branco e preto e identificados por números são de acesso livre e oferecem, em geral, refeições cobradas por quilo (leia descrição abaixo do mapa), além de sanduíches, salgados e doces.

- Os restaurantes identificados com o símbolo azul e tendo letras como referência são restaurantes da Superintendência de Assistência Social da USP (chamados "bandejão"). Eles oferecem refeições parcialmente subsidiadas pela prefeitura do Campus, no valor de R$ 6,00. O fornecimento dessas refeições se dá mediante a apresentação de tickets especiais, que devem ser comprados com antecedência. A compra será feita na secretaria do evento, mediante reserva anteriormente encaminhada para endereço de e-mail que será futuramente informado aqui.

mapas restaurantes usp


1 - Restaurante Clube dos Professores: Rua do Matão, 801 8 minutos a pé
2 - Restaurante Sweden (FEA): Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - 20 minutos a pé
3 - Restaurante da Biblioteca Brasiliana Mindlin: Rua da Biblioteca, s/n - 16 minutos a pé

4 - Lanchonete ICB I: Av. Prof. Lineu Prestes, 1524 - 15 minutos a pé
5 - Lanchonete da Física: Rua do Matão, Travessa R - 15 minutos a pé

A - Restaurante da Prefeitura USP: Av. Prof. Almeida Prado, 1272
- 22 minutos a pé
B - Restaurante da Física USP: Rua do Matão, Travessa R - 15 minutos a pé
C - Restaurante das Químicas USP: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - 7 minutos a pé
D - Restaurante Central USP: Praça do Relógio Solar, 300 - 18 minutos a pé

Comida por quilo

A partir dos anos 1980, difundiu-se enormemente no Brasil um tipo de restaurante que serve a chamada "comida por quilo". Esse modelo de restaurante serve uma variedade de alimentos prontos (saladas, carnes e acompanhamentos diversos) que o cliente escolhe à vontade, como num buffet livre, mas que são cobrados de acordo com o peso do prato que o cliente serve, em vez de por pessoa ou por prato.

Nos restaurantes de comida por quilo, os alimentos prontos ficam expostos sobre um balcão que conta com refrigeração e aquecimento, conforme o caso, e o próprio cliente se serve. Simultaneamente, alguns alimentos, como massas ou grelhados, podem ser servidos por funcionários do local, a pedido do cliente.

Geralmente o preço é fixado por quilograma ou para cada 100 gramas. Os alimentos são pesados antes que o cliente se dirija ao local de consumo. As balanças estão calibradas para subtrair o peso do prato vazio (tara) e calculam o preço a pagar. Conforme o estabelecimento, o pagamento é feito logo após a pesagem ou registrado em uma comanda para pagamento na saída do local. Neste último caso, o extravio da comanda implicará  pagamento de uma multa prefixada pelo estabelecimento (comparável ao preço por quilo, por pessoa).

Bebidas são pagas à parte, por unidade. Sobremesas podem ser pagas por unidade ou por quilo; neste segungo caso, o preço é geralmente diferenciado, usando-se prato específico e balança separada.


ISHPSSB & ABFHiB 2017 Meeting   
International Society for the History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB)   
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)   
São Paulo, Brazil, 16 to 21 July, 2017   
Email: ISHPSSB.2017@gmail.com 
 


São Paulo, Brazil
16 to 21 July, 2017

Facebook  Twitter